terça-feira, 14 de maio de 2013

com o panda não!

matteo de seis anos fala em italiano com a menina alemã de dois ou três anos, filha de um casal de clientes hospedados no hotel. ela não responde.
ele oferece um de seus pandas (seguindo a ordem da tia) e assim que ela pega um (os dois pandas são exatamente iguais) ele lamenta:
- ela escolheu justo o meu preferido.

a menina o coloca no chão (ele faz cara de desesperado).
a menina se senta em cima do panda - e ele não pode suportar. vai reclamar com a mãe.

fala, fala, fala.
e a mãe da garota responde:
- non capisco.

ele repete todo o discurso.
e ela diz à ele:
- non capisco.

ele em italiano diz:
- mas você fala italiano ou alemão? porque eu tô aqui falando com você e você me responde em italiano que não entende. eu repito tudo outra vez. mas tô achando que você só sabe falar "eu não entendo" em italiano!


****

na manhã seguinte:
a menina o procura na hora do café da manhã.
ele trata de esconder os dois pandas.

a avó diz para ele conversar com a menina. ele a ignora.

e me fala baixinho:
- ela não é italiana.
digo à ele:
- mas você também não é italiano. você é cambojano. e eu também não sou italiana, sou brasileira.
- mas zia adri, nós falamos italiano.