segunda-feira, 6 de maio de 2013

o exame que nos lê de cabo a rabo

a Itália pode ser um país quebrado, emerso em crise (ainda se Berlusconi insiste em dizer que não vê a crise porque encontra os restaurantes sempre lotados) mas a saúde pública funciona aqui. enquanto no Brasil é preciso mendigar no escritório da Unimed para liberar um exame, aqui ninguém nem mesmo te questiona nada: o pedido de exame já sai da mesa do médico pronto pra ser usado. e vale dizer que não se trata de um plano privado - é o serviço de saúde pública. eu pago uma parte: 264 euros. e em seguida vejo o montante pago pelo governo: 2.821,02 euros (cerca de R$ 7.600,).

 

 3.085, euros (cerca de R$ 8.330,) e em 21 dias teremos um mapeamento genético e de DNA que indicará qualquer chance de doença física ou mental que a combinação minha e dele possa gerar em um filho. e de acordo com o resultado o nosso médico pode andar adiante com o tratamento ou optar por não continuar.

e quando explico ao meu pai (ele que há uns meses pegou pesado dizendo que o procedimento poderia gerar um bebê com muitos problemas) me diz com a voz doce: era isso que eu queria te explicar! era esse exame que eu queria que vocês fizessem!