sexta-feira, 21 de outubro de 2011

definição

hipócrita
hi.pó.cri.ta
adj e s m+f (gr hypokrités) Que, ou quem tem hipocrisia.

hipocrisia
hi.po.cri.si.a
sf (gr hypókrisis+ia1) Manifestação de fingidas virtudes, sentimentos bons, devoção religiosa, compaixão etc.; fingimento, falsidade.

assim que me senti na manhã de hoje.
uma hipócrita.
aliás, uma grande hipócrita.

quando meus cunhados me convidaram para a grande feira de montichiari fui a primeira a dizer sim e a me empolgar!
ao chegar lá e ver lebres selvagens como animaizinhos domésticos soltos que não saiam de perto do dono, ainda vi o comércio de animais com um olhar romântico.
mas foi ao chegar perto dos cavalos com feridas nas patas e cabeça, imundos e com cascos mau cuidados que meu estômago deu cambalhotas.

os donos ficam em torno dos animais, caminhando com bengalas importantes (daquelas trabalhadas) em busca de compradores. e nenhum deles gostou da minha resposta quando meu cunhado perguntou se eu estava gostando do passeio.
muito menos quando disse a luca (por acaso perto de um vendedor) que nunca na vida desejei tanto que "a revolução dos bichos" de george orwell acontecesse.

(fonte dicionário: michaelis online)